Segundo o médico veterinário Walter Ribeirete, da Divisão de Sanidade Animal, responsável pela área de febre aftosa na Seab, o índice alcançado na campanha de novembro deste ano, que atingiu os animais de todas as idades e manteve a média dos anos anteriores. Da população estimada de 9,4 milhões de cabeças de bovídeos (bovinos e bubalinos), foram vacinados 9,16 milhões de cabeças existentes em 202.264 propriedades.
Ribeirete ressaltou que a campanha de vacinação transcorreu normalmente e os comerciantes atenderam a demanda de vacinas. Na primeira etapa da campanha de vacinação, que vai ocorrer em maio de 2011, serão vacinados somente os animais de zero a 24 meses. Ele também destacou a adesão dos produtores à campanha que contribuiu para elevar os índices de vacinação. Para 2011, a expectativa é ter a colaboração dos produtores para manter os animais imunizados contra a doença.
As regiões onde se concentram os maiores rebanhos no Estado apresentaram índices de cobertura da vacina acima de 98%. É o caso da regional de Umuarama que tem um rebanho avaliado em 1,18 milhões de cabeças e apresentou índice de 98,48% de vacinação. Paranavaí, município com o segundo maior rebanho do Paraná, 946.412 cabeças, teve índice de 98,39% de cobertura da vacina.
Regiões do norte, como Apucarana, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Londrina e Maringá apresentaram índices de cobertura da vacina superiores a 99%, ou quase a totalidade dos rebanhos.