Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Campanha de vacinação contra aftosa começa neste sábado

Nesta etapa, 153,7 milhões de animais devem ser vacinadosBois e búfalos de 20 Estados e do Distrito Federal serão imunizados contra a febre aftosa, a partir deste sábado, dia 1º, na primeira etapa da campanha de vacinação de 2010. Após a aplicação das doses, os produtores rurais devem comprovar a vacinação, nas agências de defesa agropecuária dos Estados. Deve ser vacinado todo o rebanho do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe, Tocantins e do Distrito Federal.

No Espírito Santo, Mato Grosso, Paraná e São Paulo serão imunizados apenas os bovinos e búfalos com até 24 meses de idade. Em Rondônia, a campanha, que teve início em 15 de abril, termina em 15 de maio. Em Mato Grosso do Sul, os produtores do Pantanal que optaram pela vacinação em maio devem imunizar todo o rebanho e, na região do planalto, apenas os animais com menos de dois anos.

O rebanho brasileiro é composto por 204 milhões de bovinos e pouco mais de um milhão de búfalos. Nesta etapa da campanha, até o fim de maio, 153,7 milhões de animais devem ser vacinados. No ano passado, o Ministério da Agricultura registrou cobertura vacinal média superior a 97%, em todo o país.

? Essa união entre serviço público e privado, essa concentração faz com que não tenhamos registro da circulação desse vírus no Brasil há quatro anos ? diz o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz.

O último caso da doença foi há cinco anos, em Mato Grosso do Sul. De lá para cá, uma série de ações foram feitas para erradicar o vírus. Apenas Santa Catarina mantém a condição de zona livre da doença sem vacinação.

A preocupação com a aftosa é tanta porque o vírus se propaga com facilidade em qualquer ambiente. Os animais infectados acabam morrendo, o que traz grandes prejuízos econômicos para os países, principalmente o Brasil que é o maior produtor de carne bovina do mundo.

Para o especialista Cristiano Melo, professor de Doenças Infecciosas da UnB, a estratégia de erradicação está no caminho certo.

? O serviço oficial está trabalhando bem. A doença está sendo erradicada, a febre aftosa, e com isso vem o reconhecimento internacional ? avaliou Melo.

Sair da versão mobile