São diversas competições durante o ano. De olho na evolução do esporte, os criadores trouxeram para Goiânia professor de fora do país.
Renomado instrutor nos Estados Unidos, C.R Bradley está no Brasil pela primeira vez e tem no currículo 11 títulos mundiais. Ele está em Goiânia durante o feriado, ensinando aos brasileiros as técnicas de manejo e treinamento de cavalos usados para o laço de bezerro. Os exercícios de solo foram reforçados. Bradley ainda coloca em prática a habilidade e a velocidade que marcaram as conquistas internacionais. O treinamento é cansativo, envolve agilidade, preparo físico e precisão.
O destaque nesta modalidade são os cavalos da raça quarto de milha. O instrutor afirmou que os americanos veem o Brasil como uma potência do laço no mundo, que chegou a conhecer competidores brasileiros e que os cavalos daqui são muito bons.
No total, 15 laçadores participaram do curso e receberam dicas importantes. Ficar ao lado de um campeão é um incentivo a mais para quem quer brilhar na modalidade.