A transmissão pela televisão foi responsável pelo milagre da multiplicação do público. O local onde acontece o leilão pode estar com as cadeiras vazias, mas ele está sendo assistido ao vivo, por milhares de pessoas, em todo o Brasil.
Antes, os compradores precisavam planejar uma viagem até o local. Agora, economizam tempo e dinheiro.
? Hoje não haveria, seria muito difícil pras cabanhas e criatórios de gado de elite fazerem leilão nos seus respectivos locais onde atualmente fazem e atingir o mercado brasileiro, esperando que as pessoas tirem um dia, dois dias, para vir ao leilão. Depois que iniciamos a fazer leilão com o Canal Rural, nós vendemos animais, touros, para 19 Estados ? conta o leiloeiro Fábio Gomes.
A televisão levou os leilões para todo o país. E acompanhou as mudanças no rebanho. O mercado europeu passou a exigir rastreabilidade e certificação da carne brasileira.
? Nós deixamos de ser dependentes deste mercado europeu, passamos a absorver outros mercados compradores. O próprio mercado interno, o consumidor brasileiro melhora o seu padrão de vida e começa a comprar mais este produto ? relata o vice-presidente financeiro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Ademar Silva Júnior.
Mas para dar mais garantia de qualidade da carne ainda é preciso avançar na legislação sobre o assunto.
? Estamos agora numa eminência de regulamentar a lei de rastreabilidade. Nem lei nós tínhamos em relação a este assunto. Em novembro de 2009, nós conseguimos aprovar uma lei e agora estamos na eminência de regulamentar esta lei ? complementa Ademar.
O Canal Rural também ajudou a transformar a realidade dos cavalos da raça crioula. O ginete Marcelo Quadros, treinador de animai, já subiu ao pódio como vencedor do Freio de Ouro. A disputa começou a ser transmitida 1998 e nunca mais foi a mesma depois que ganhou a tela da televisão.
As provas do Freio de Ouro conquistaram o país. E os cavalos da raça foram ganhando espaço Brasil afora.
? As pessoas começaram a gostar e começaram a comprar e adquirir cavalos ? relata Marcelo.
Os resultados foram impressionantes.
? Eu lembro que em 99, a raça crioula vendeu R$ 9 milhões. Esse ano de 2011, eu acho que nós vamos fechar com mais de R$ 100 milhões. Então, é um crescimento, num ativo agropecuário, talvez seja o maior crescimento da história no ativo agropecuário animal. É uma coisa tremenda e tem um aspecto que eu considero muito importante, que o cavalo crioulo entrou nas cidades. Hoje, dá pra dizer que mais de 50% dos criadores que correm o Freio de Ouro são pessoas urbanas ? aponta o criador de cavalos crioulos, Roberto Davis.
O Canal aproximou dois mundos que por muito tempo foram distantes. Rural e urbano se uniram no Circuito Quarto de Milha, no PBR, na Tríplice Coroa de Pólo Equestre, no Arrancadão de Tratores. E ainda terá muitas atrações pela frente.
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