No próximo fim de semana, um grupo de 50 programadores vai se reunir para desenvolver soluções para a criação de gado nas cadeias de produção de carne, leite e genética. Este é o 1º Hackathon da Pecuária Brasileira, numa iniciativa do BovControl e do Canal Rural. Desafio semelhante já foi realizado duas vezes nos Estados Unidos.
“O hackathon é uma maratona de programação“, explica o diretor do BovControl, Danilo Leão.
A empresa trabalha com inovação e quer trazer mais pessoas para agregar ao aplicativo BovControl, um software que ajuda na gestão das fazendas de pecuária. O objetivo é encontrar novos parceiros para acrescentar boas ideias ao produto.
Este 1º Hackathon foi lançado nesta terça, dia 14, durante a BeefExpo, evento de pecuária que acontece em São Paulo (SP). Os 50 participantes que vão se dividir em equipes. Cada equipe receberá um problema e terá 24 horas para desenvolver um protótipo. O desafio é criar novas possibilidades para a “internet das vacas”, que nada mais é do que fazer a transmissão dos dados da fazenda e dos animais via internet, para aumentar o número de informações disponíveis no sistema. Os vencedores receberão um prêmio surpresa.
O Canal Rural é correalizador da iniciativa pioneira no país. “Nós entendemos que promover a inovação faz parte da missão da maior plataforma de comunicação do agronegócio brasileiro”, explica Márcio Farias, gerente de Marketing e Planejamento do Canal Rural.
O hackathon começa no sábado, dia 18, e termina no domingo, dia 19, na sede da Wayra Brasil, que é a aceleradora de startups do Grupo Telefônica. Atualmente, mais de 23 mil fazendas já utilizam o BovControl, 60% delas no Brasil.