Boi

Furto de gado em MS movimenta venda de carne imprópria para consumo

Operação da Polícia de Miranda terminou com a apreensão de mais de uma tonelada de proteína sem procedência que pode ser proveniente de crime

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul apreendeu na última sexta-feira, 12, uma tonelada de carne bovina sem procedência e impropria para o consumo, no município de Miranda. A suspeita é de que a proteína seja proveniente de crimes de furto de gado.

carne imprópria para consumo
Foto: Polícia Civil

A ação faz parte da Operação Minotauro, com o objetivo de combater a prática de abigeato no município. Segundo as autoridades, a carne ilícita proveniente deste crime geralmente é comercializada em estabelecimentos locais.

De acordo com o departamento responsável, uma equipe de 20 policiais civis e quatro fiscais da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) abordaram mais de 10 mercearias, mercados e açougues de Miranda, apreendendo mais de uma tonelada de carne clandestina, sem procedência e impropria para consumo, além de outros alimentos em condições improprias.

“A comercialização da carne clandestina, além de estimular furtos de gado nas fazendas locais, prejudica outros comerciantes que pagam o valor correto pelo produto, bem como pela documentação regulamentar, além de colocar em risco a saúde dos consumidores”, afirmou a pasta em nota oficial.