Carne irlandesa contaminada com dioxinas pode ter sido exportada para 25 países

Ração imprópria para consumo animal foi usada na alimentação de suínosO governo irlandês ordenou o recolhimento de todos os produtos suínos de lojas, restaurantes e fábricas de processamento de alimento no país por conta da contaminação com dioxina. A substância pode causar câncer e outros problemas de saúde após longa exposição.

A vizinha Grã-Bretanha, maior mercado de exportação, alertou aos consumidores a não comer produtos suínos irlandeses depois que os testes revelaram contaminação.

? Acreditamos que esteja na ordem de 20 a 25 países. Certamente menos que 30 ? afirmou o chefe do departamento veterinário, Paddy Rogan, em conferência de imprensa, falando sobre quantos países podem ter sido afetados.

Autoridades afirmaram que 10 fazendas na Irlanda e outras nove na província britânica da Irlanda do Norte usaram ração de porco contaminada que fez Dublin anunciar o recolhimento dos produtos no sábado.

A Autoridade de Padrões Alimentícios britânica, um órgão do governo encarregado de proteger a saúde e os interesses públicos, afirmou que está investigando se qualquer produto suíno foi distribuído no Reino Unido — um grande importador da carne suína irlandesa.

O grupo de supermercados britânico Asda, controlado pelo gigante norte-americano Wal-Mart, informou que está retirando todos os produtos suínos irlandeses das prateleiras.