Cassel assina termo de cooperação da agricultura familiar para a alimentação escolar

Em solenidade na Expointer, foi apresentada também ferramenta online para cadastro de organizaçõesO Ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, assinou nesta quarta, dia 2, na Expointer, o Termo de Cooperação da Alimentação Escolar. A medida faz parte da Lei número 11.947/09, que trata da alimentação escolar, aprovada em 16 de junho deste ano. Ela determina que pelo menos 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para a alimentação escolar sejam destinados à compra de produtos da agricultura familiar.

Cassel salienta que espera que no Rio Grande do Sul, por exemplo, esses recursos sejam maiores.

? Este termo é o reconhecimento da qualidade e da força da agricultura familiar. É um mercado de em torno de R$ 1 bilhão garantido todo o ano. No Rio Grande do Sul temos uma agricultura familiar muito estruturada e esperamos capturar estes 30% do mercado ou até chegar a 50% ou 60% deste mercado ? acredita o ministro.

Foi apresentado também o site da Alimentação Escolar  e a ferramenta eletrônica que permitirá o cadastro de organizações da agricultura familiar. Com o sistema disponibilizado pelo MDA, cooperativas, associações de agricultores, pequenas empresas e agroindústrias familiares poderão oferecer seus produtos. Também vão poder especificar a produção anual, os bens que comercializa e os contatos com os produtores.

A ferramenta busca facilitar o contato entre agricultores familiares e compradores, como escolas, creches, instituições de ensino da rede pública e secretarias estaduais e municipais de educação.