Cavalgada em São Paulo reproduz trajeto percorrido por D. Pedro I em 7 de setembro de 1822

Evento uniu uma modalidade do esporte com um momento cívicoUma cavalgada reproduziu nesta sexta, dia 7, em São Paulo, o trajeto percorrido por Dom Pedro I há 190 anos.  O evento, organizado pelos Ministérios do Esporte e da Defesa, uniu uma modalidade do esporte com um momento cívico.

O churrasco da forma mais tradicional foi servido no meio da cavalgada. O local fica às margens da estrada velha de Santos. Era uma parada estratégica para descanso  dos animais e reforço da tropa. Gente do exército, autoridades e atletas. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, montou uma égua da Policia Militar do Estado de São Paulo, com a habilidade e tranqüilidade de poucos.

A cavalgada da Independência já é feita há dois anos em São Paulo. O pessoal sai do litoral, perto de Santos e vai até o Parque da Independência, na capital paulista. O caminho reproduz o trajeto feito por D.Pedro I em 7 de setembro de 1822.

Os mais de cem cavaleiros patriotas percorreram metade do caminho no lombo dos cavalos. Uma parte do trecho foi feita de carro. Quando chegou ao Parque da Independência,  a cavalgada já tinha à frente a figura de D.Pedro, representada pelo ator Heriberto Leão. Os soldados da guarda presidencial, os chamados Dragões da Independência, vinham logo atrás puxando o restante da comitiva. Uma encenação lembrou o grande momento cívico. Foi um espetáculo simples, mas grandioso.