Com a oferta de 35 lotes em pista, o leilão da Cabanha Butiá foi realizado nessa quinta, dia 10, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O recorde foi garantido pela formação de um condomínio de oito cabanhas (Liberdade, Castanheiros, 3J, Don Marcelino, Estância São Pedro, Santo Expedito, Agropecuária Burtet e do Parque), que adquiriu a totalidade do exemplar. A grande aposta das cabanhas é qualificar o plantel com a genética de Comediante, pai de animais premiados nas pistas.
— É o reprodutor vivo mais importante da raça. Com El Capacito Grego e CRT Guapo, o Comediante será um dos nossos principais garanhões — diz Evaldo Rosa, da Estância Liberdade.
A Estância Liberdade também fez parte do condomínio que adquiriu 25% de Guapo, no ano passado, outro recorde da raça. Cada cota de 5% do cavalo foi vendida a R$ 250 mil, e o criatório detém três cotas do animal.
O alto valor pago por Comediante tem explicação: a Cabanha Butiá é dona de uma genética reconhecida e de animais de destaque em competições como o Freio de Ouro. O remate oferecia parte dos melhores exemplares do plantel.
— Nosso objetivo é movimentar o mercado, e aproveitar que a raça está valorizada para estabelecer um novo patamar de preços — explica Marcelo Bertagnolli, sócio-proprietário da Cabanha Butiá.