Centro de Equoterapia de Roraima retoma atividades

Atualmente a unidade, localizada na região de Monte Cristo, atende a 122 praticantesO Centro Estadual de Equoterapia Thiago Vidal Magalhães Pinheiro, localizado na região de Monte Cristo, em Roraima, retomou as atividades de 2014, na última segunda, dia 3.  Atualmente a unidade atende a 122 praticantes.

>> Leia mais notícias sobre equinos

O atendimento é realizado uma vez por semana, em sessões de 30 minutos de atividades no picadeiro. O centro conta com sete cavalos.

Ao final do treinamento, os praticantes recebem um lanche reforçado preparado com orientação de nutricionistas. Os praticantes dispõem de uma sala de recreação com jogos e atividades lúdicas. Este ano, também está à disposição dos praticantes e dos servidores do centro, o serviço de transporte.

Para 2014, o diretor do centro, Henrique De La Roque, prevê a realização de novos cursos, como o “Homem e Cavalo superando obstáculos”, de técnicas equoterápicas, promovido em parceria com a Universidade Estadual de Roraima (UERR). O conteúdo do curso incluiu conhecimentos sobre o cavalo, suas andaduras e material para montaria; noções teórico-práticas educacionais integrantes do programa de Equoterapia; Fisioterapia, Psicologia e Fonoaudiologia aplicada à Equoterapia, entre outros.

– No momento estamos ajustando as planilhas e estudando as parcerias para realização desta ação – destacou Henrique De La Roque.

A unidade conta com uma equipe multiprofissional formada por 30 pessoas, sendo fisioterapeutas, fonoaudiólogos, equitadores, educadores físicos, pedagogos, psicólogos, professores, instrutores de equitação e auxiliar-guia além de 20 servidores administrativos. 

Equoterapia

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais.

O tratamento é indicado para pacientes com necessidades especiais causadas por paralisia cerebral, acidente vascular encefálico, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, Síndrome de Down, dificuldade da aprendizagem ou linguagem, esclerose múltipla, disfunção na integração social, traumatismo cranioencefálico, problemas psicológicos, dentre outros.