Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Chegada de leite em pó argentino preocupa indústria no RS

Decisão do governo federal pode derrubar os preços no mercado gaúcho, dizem empresáriosA notícia da liberação da entrada de 9 mil toneladas de leite em pó da Argentina no Brasil preocupa o setor lácteo gaúcho. A autorização pegou de surpresa o segmento, que teme ser penalizado por uma consequente queda dos preços.

Para justificar a queixa, o setor aponta o período escolhido pelo governo federal para aprovar a importação. A época de safra é considerada um momento inoportuno pelas indústrias, já que pode provocar um excedente de produção.

? Não somos contra a entrada de produtos vindos de outros países, mas queremos que o governo observe e aprove em um momento adequado. Esta decisão traz efeitos diretos porque pode acarretar excedente de produção e, consequentemente, uma diminuição de valores para o próprio produtor ? diz o presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Derivados do Rio Grande do Sul (Sindilat-RS), Carlos Feijó.

Mesmo com a decisão, o setor não desanima. Depois de acumular bons resultados, alicerçados em investimentos empresariais expressivos no Estado, a expectativa da indústria é de manter o caminho do crescimento este ano.

? As indústrias estão trabalhando para ampliar seu leque de ofertas, apostando na diversificação de nichos, como os de produtos orgânicos, probióticos, diet e light ? salienta Feijó.

Outra medida que promete jogo de cintura para as indústrias de laticínios é a pretendida relação de cadeia. É uma saída para tentar driblar a instabilidade de preços e dar uma maior segurança para os produtores que, mesmo com os altos e baixos, acreditam na evolução.

Segundo o Sindilat-RS, a estimativa é elevar a capacidade produtiva gaúcha de 14 milhões de litros por dia, registrada em 2008, para 18 milhões de litros por dia até 2012. A produção também deve crescer, passando dos 8 milhões de litros diários contabilizados no ano passado para uma média de 12 milhões de litros por dia até 2012.

Sair da versão mobile