Chile reconhece Mato Grosso do Sul como livre de Newcastle

Representantes do Ministério da Agricultura e do governo chileno discutiram intercâmbio comercial de produtos agrícolas e pecuários de interesse para os paísesO Estado de Mato Grosso do Sul foi reconhecido como livre da doença de Newcastle (DNC) pelo Chile. A decisão foi comunicada ao Ministério da Agricultura pelo Serviço Agrícola e Pecuário (SAG, sigla em espanhol) durante reunião de negociações bilaterais no Brasil. Os encontros se realizaram na segunda, e nesta terça, dia 7. Com o título, o Estado poderá exportar aves para o país vizinho.

Durante os dois dias do encontro, representantes do Ministério e do governo chileno discutiram a ampliação do intercâmbio comercial de produtos agrícolas e pecuários de interesse de ambos os países. As reuniões se realizaram na Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e foram conduzidas pelo secretário, Enio Marques, pelo diretor de Negociações Sanitárias e Fitossanitárias, Lino Colsera, e pelo diretor do Serviço Agrícola e Pecuário do Chile, Anibal Ariztia. Entre os assuntos da pauta, negociações relativas a novos requisitos zoossanitários para exportação brasileira de suínos vivos e material genético do animal, além de negociações sanitárias e fitossanitárias.

Sobre a doença

A doença de Newcastle é uma patologia altamente contagiosa que afeta aves domésticas e selvagens. Os seus efeitos são mais fortes em aviários, devido ao grande potencial epidémico e por provocar perdas econômicas significativas.