Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Chile reconhece Mato Grosso do Sul como livre de Newcastle

Representantes do Ministério da Agricultura e do governo chileno discutiram intercâmbio comercial de produtos agrícolas e pecuários de interesse para os paísesO Estado de Mato Grosso do Sul foi reconhecido como livre da doença de Newcastle (DNC) pelo Chile. A decisão foi comunicada ao Ministério da Agricultura pelo Serviço Agrícola e Pecuário (SAG, sigla em espanhol) durante reunião de negociações bilaterais no Brasil. Os encontros se realizaram na segunda, e nesta terça, dia 7. Com o título, o Estado poderá exportar aves para o país vizinho.

Durante os dois dias do encontro, representantes do Ministério e do governo chileno discutiram a ampliação do intercâmbio comercial de produtos agrícolas e pecuários de interesse de ambos os países. As reuniões se realizaram na Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e foram conduzidas pelo secretário, Enio Marques, pelo diretor de Negociações Sanitárias e Fitossanitárias, Lino Colsera, e pelo diretor do Serviço Agrícola e Pecuário do Chile, Anibal Ariztia. Entre os assuntos da pauta, negociações relativas a novos requisitos zoossanitários para exportação brasileira de suínos vivos e material genético do animal, além de negociações sanitárias e fitossanitárias.

Sobre a doença

A doença de Newcastle é uma patologia altamente contagiosa que afeta aves domésticas e selvagens. Os seus efeitos são mais fortes em aviários, devido ao grande potencial epidémico e por provocar perdas econômicas significativas.

Sair da versão mobile