Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

China deve liberar frigoríficos brasileiros para exportação, afirma Célio Porto após reunião em Pequim

Dois estabelecimentos de suínos e cinco de aves deverão ser liberados dentro de 30 dias, após entrega de documentaçãoEm reunião em Pequim (China) nessa terça, dia 28, o secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura (Mapa), Célio Porto, afirmou que sete frigoríficos (dois de suínos e cinco de aves) deverão ser liberados para exportações para aquele país. O encontro foi com representantes da Administração Geral de Qualidade, Inspeção e Quarentena (Aqsiq, em inglês).

A liberação dos frigoríficos depende apenas de uma carta da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério, comprovando que foram feitos os ajustes apontados pelas missões chinesas. A liberação deverá ocorrer dentro de 30 dias. Com isso, o Brasil passará a ter cinco plantas de suínos e 30 de aves autorizadas a exportar para a China. Em relação a bovinos, nove frigoríficos estão aguardando uma visita das autoridades chinesas para serem credenciados. O secretário disse que o Brasil já enviou os documentos exigidos há um ano e eles ficaram de dar uma posição em breve.

O protocolo de exportação de milho para a China também fez parte da pauta. O Brasil pretende se tornar um grande exportador do cereal para o país asiático, assim como já acontece com a soja, e solicitou autorização para isso. Os chineses fizeram a análise de risco para identificar possíveis pragas que não existem lá e o Brasil precisará apresentar um certificado sanitário com as medidas de mitigação que serão realizadas antes do embarque. Conforme Porto, já foi apresentada uma contraproposta e dentro de 30 dias deveremos ter uma resposta positiva das autoridades chinesas.

Sair da versão mobile