Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Cidade de Crissiumal ingressa no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

Estabelecimentos do município ficam habilitados a comercializar produtos em todo território nacionalA cidade gaúcha de Crissiumal será o primeiro município a integrar o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). Do ponto de vista sanitário, estabelecimentos de produtos de origem animal desse município, que foram indicados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e submetidos à auditoria de avaliação, ficam habilitados a comercializar seus produtos em todo o território nacional. A medida, estabelecida

Para que o sistema de inspeção de Crissiumal fosse considerado em conformidade com o sistema federal, o município teve que comprovar estrutura física, técnica e administrativa adequadas, além de recursos humanos e outros requisitos previstos na IN 19, de julho de 2006, que estabelece normas de adesão ao sistema pelos estados e municípios. As auditorias documentais e operacionais foram realizadas pela Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDA), por meio do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa).

Segundo o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, a iniciativa padroniza os procedimentos de inspeção nas diferentes esferas governamentais, o que garante que a sua realização tenha como referência boas práticas de fabricação.

? Com isso, poderá ser assegurado o correto atendimento das legislações e interesses dos consumidores e usuários dos serviços do Ministério da Agricultura ? afirma.

Desde a publicação da IN 19, 23 municípios e os Estados de Minas Gerais, Paraná, Bahia e Rio Grande do Sul solicitaram adesão ao Sisbi-POA.

O diretor do Dipoa, Nelmon Oliveira da Costa, explica que, desde a criação do Sisbi-POA, o ministério vem estimulando Estados e municípios a fazer parte do sistema.

? Com um sistema integrado, os órgãos oficiais podem trabalhar de forma harmônica, inclusive, trocando experiências, o que levará ao melhor resultado nas ações de inspeção e a oferta de alimentos seguros ao consumidor brasileiro ? defende.

Sair da versão mobile