Mais cinco frigoríficos brasileiros foram autorizados nesta semana a exportar carnes para Cingapura, cidade-estado situada na Ásia. De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a autoridade sanitária local deu o sinal verde para a habilitação de quatro unidades produtoras de carne de frango e uma de carne suína.
No caso das aves, as plantas estão no Paraná (duas são da JBS e uma, da Frangos Pioneiro) e uma de Minas Gerais (Vibra Alimentos). Já a unidade voltada ao processamento de suínos está localizada no Rio Grande do Sul (Cooperativa Languiru).
Cingapura está entre os dez maiores importadores de carne de frango do Brasil, afirma a ABPA. Foram exportadas para lá 89 mil toneladas entre janeiro e novembro deste ano, volume que superou em 20,68% as vendas efetivadas no mesmo período do ano passado.
Para o setor de suínos, o mercado tem peso ainda maior: é o quarto principal destino das vendas brasileiras, responsável pelos embarques de 30,1 mil toneladas do produto entre janeiro e novembro, desempenho 19% superior ao total embarcado nos onze primeiros meses de 2015.
“As novas plantas habilitadas deverão reforçar a presença das exportações de aves e de suínos do Brasil no Sudeste Asiático, o que será primordial para incrementar os resultados dos embarques de 2017”, afirma o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra.