Circuito de classificatórias chega ao Brasil

XI Bocal de Ouro acontece até domingo em EsteioA primeira classificatória ao Freio de Ouro 2010 realizada no Brasil começou nesta quinta-feira, dia 22, e se estende até domingo. É a 11ª edição do Bocal de Ouro, um dos eventos mais tradicionais do calendário crioulista brasileiro, realizada no Parque Assis Brasil, em Esteio, mesmo local das finais da competição.

Todas as classificatórias têm as mesmas provas. O que diferencia o Bocal das outras é que esta é uma competição de inéditos: só podem participar animais que nunca disputaram antes o Freio de Ouro.

Para a edição 2010 do Bocal de Ouro, competiram cerca de 500 animais nas 15 Credenciadoras de Inéditos. Uma delas aconteceu na Argentina; uma em Santa Catarina; uma no Paraná e as demais em 12 municípios diferentes do Rio Grande do Sul.

Em relação ao ciclo anterior houve um incremento de quatro Credenciadoras de Inéditos para a edição 2010. A expectativa da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo é que participem do Bocal 48 machos e 48 fêmeas. O volume de animais levou a ABCCC a apontar dois trios de jurados: Christina Canto de Freitas, José Francisco Pereira de Moura e Manuel Luis Benevenga Sarmento (fêmeas); Cássio Souza Bonotto; Francisco Kessler Fleck e Mario Móglia Suñé (machos).

O próximo compromisso, pós Bocal, do ciclo Freio de Ouro 2010 será em Montevidéu, Uruguai, com a Classificatória da Região 07 A, no início de maio, quando a Sociedade de Criadores de Cavalos Crioulos do Uruguai realizará a sua Expo Outonal e a final do Campeonato de Paleteada.

O calendário retorna ao Brasil no dia 20 de maio, com a Classificatória da Região 01, em Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Oito Credenciadoras habilitaram animais para esta Classificatória.