No país, o destaque foi o Estado de Mato Grosso, que vacinou 100% dos animais abaixo de 12 meses, em fevereiro, na região de fronteira com a Bolívia, e 99,7% dos animais com menos de 24 meses, em maio.
? Os produtores estão cada vez mais conscientes da importância da vacinação para oferecer produtos de qualidade, tanto ao mercado interno, quanto externo ? enfatiza o coordenador-geral de Combate às Doenças do Ministério da Agricultura, Guilherme Figueiredo Marques.
Rondônia alcançou o melhor índice da região Norte, ao imunizar 99,9% do rebanho, de 4,7 milhões de animais. Na região Sudeste, o destaque foi Minas Gerais, com 99% dos bovinos e búfalos vacinados. A Bahia teve o melhor desempenho do Nordeste, com cobertura vacinal de 97,9% dos animais. No Sul, o Paraná imunizou 95,9% e o Rio Grande do Sul 95,7%.
O resultado, divulgado nesta quarta, dia 29, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, refere-se à vacinação realizada em 26 Unidades da Federação. Santa Catarina é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre de febre aftosa sem vacinação.