Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Com alta no preço do farelo de soja, poder de compra do pecuarista de corte diminui, de acordo com pesquisa

Segundo Scot Consultoria, agosto é o oitavo mês consecutivo de aumento no valor do produtoO preço do farelo de soja registrou alta de 4,8% em agosto, em relação à cotação de julho, segundo a Scot Consultoria. Este foi o oitavo mês consecutivo de aumento, e, conforme pesquisa da empresa, desde janeiro, os preços do insumo subiram 110,3% em São Paulo. A tonelada do farelo de soja está cotada, em média, em R$ 1.381,00 no Estado. Em relação ao mesmo período do ano passado, o produto está 112,5% mais caro.

Considerando a praça de São Paulo, são necessárias 15 arrobas de boi gordo para a compra de uma tonelada de farelo. Isto significa 133,3% (8,6 arrobas de boi gordo) a mais para a compra da mesma quantidade do alimento, na comparação com agosto de 2011.

Em curto prazo, a expectativa da Scot é de mercado firme, porém, sem muito espaço para alta de preços. O ritmo de alta da soja grão diminuiu e a procura por farelo, nos atuais preços, está menor. Para este ano, a expectativa é de que a produção brasileira de farelo seja 9,8% menor, frente a 2011. A demanda interna, porém, deve aumentar 2,6%.

Preços dos derivados e do boi gordo

O preço de venda do couro verde no Brasil Central (45 quilos) equivale a 4,7% do preço pago pelo boi gordo (16,5 arrobas) em São Paulo, conforme a consultoria. Esta relação é 0,9 ponto percentual maior que no início do ano. Desde janeiro, o boi gordo recuou 7,9%, enquanto o derivado teve valorização de 14,3%. 

A relação de preços média desde o início de 2009 é de 3,8%. O número representa 0,9 ponto percentual a menos que a atual. Para o sebo, a relação entre o preço de venda de 18 quilos do produto e o valor do boi gordo está em 2,1% – igual à média do período analisado e 0,2 ponto percentual superior à do início do ano.

>>> Confira o site Cotação

Sair da versão mobile