Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Com casos de anemia equina, criadores de Pernambuco devem ficar atentos aos exames

Adagro informa que periodicidade de análises em cavalos, jumentos e burros é de três mesesNa semana passada, animais diagnosticados com Anemia Infecciosa Equina (AIE), na cidade de Bonito, no agreste de Pernambuco, precisaram ser sacrificados. Como não há tratamento para a doença, que é viral e crônica, os criadores da região devem redobrar a atenção para as formas de prevenção da enfermidade, realizando exames de sangue nos animais a cada três meses. De acordo com a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), 10 propriedades foram interditadas e 32 testes d

• Saiba mais: veterinário tira dúvidas sobre anemia infecciosa equina

A anemia equina é causada pela picada da mosca-de-estábulo e leva cavalos, jumentos e burros a um quadro infeccioso grave, podendo chegar à morte. A Adagro reforça que animais com aparência saudável também podem portar o vírus e contagiar outros. Já equídeos que apresentam sinais frequentes de anemia, falta de apetite, baixo rendimento esportivo e, às vezes, febre, podem morrer durante uma das crises; os visivelmente doentes, com febre, anemia, edemas pelo corpo, muita fraqueza e falta de apetite vêm a óbito de forma rápida.

Os equídeos infectados podem apresentar febre de 40°C a 41,1°C, hemorragias puntiformes embaixo da língua, anemia, inchaço no abdômen, redução ou perda de apetite, depressão e hemorragia nasal. A transmissão ocorre através de esporas, freios, arreios diversos ou objetos veterinários contaminados com sangue de animal doente, pela picada de insetos, pelo leite, sêmen e da mãe para o feto.

A compra de equídeos sempre deve exigir exame negativo para AIE, que só pode ser realizado em laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Os exames possuem validade de 60 dias. Uma vez contaminado, o animal deve ser isolado e, posteriormente, sacrificado.

Sair da versão mobile