Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Com restrições, vendas de suínos para a Argentina caem 70% no ano ante 2012

Embarques mensais eram de cerca de três mil toneladas e passaram para mil toneladasO presidente do Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne), Clever Pirola Ávila, afirmou que os embarques de carne suína brasileira para a Argentina caíram 70% em relação a 2012. Os embarques mensais eram de cerca de três mil toneladas e passaram para mil toneladas, em média.

Há um ano, a Argentina começou a criar obstáculos para a emissão de licenças de importação para a compra da proteína brasileira.

– Essas dificuldades permanecem porque os argentinos decidiram equilibrar sua balança comercial, reduzindo as importações do Brasil. Como não pode erguer barreiras comerciais em razão do acordo do Mercosul, o governo argentino impôs medidas burocráticas adicionais, reduzindo e dificultando a liberação das licenças de importação – explicou o executivo, em nota.

Para Ávila, o governo brasileiro deveria ser mais enérgico na defesa dos interesses comerciais brasileiros, mas lhe falta mais agressividade no comércio exterior.

– Infelizmente somos afetados mais uma vez com as chamadas barreiras não comerciais e não reagimos, à altura ou com a mesma moeda – completou. 
 

Agência Estado
Sair da versão mobile