Começa a sair do papel o projeto do novo Parque Assis Brasil, em Esteio (RS)

ABCCC assinou termo de concessão de uso de área no parqueO primeiro passo para dar início à implantação do projeto de construção do novo Parque de Exposições Assis Brasil, localizado em Esteio (RS), foi dado nesta quarta, dia 29. Foi assinado um termo de concessão de uso de área do Parque para a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Crioulo (ABCCC). O contrato será válido por 25 anos, sendo renovável por outros 25. O compromisso foi assinado na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul.

A entidade foi a primeira entre os usuários do local a firmar o compromisso com o governo gaúcho após a aprovação de lei de criação de um marco regulatório para a área, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado em dezembro de 2013.

A área concedida à entidade que congrega os crioulistas é de 7,5 hectares, mais do que o dobro do que a atualmente ocupada. Entre os projetos a serem executados estão a cobertura da pista do cavalo crioulo, onde as provas, como o Freio de Ouro, são realizadas, além da transferência das cocheiras e do restaurante do Cavalo Crioulo para a área, integrando todas as atividades em um só local.

– A ABCCC e o Simers serão os primeiros parceiros porque acompanham este processo desde o seu início, há cerca de dois anos, são parceiros da ideia e, além disso, responsáveis pelos maiores volumes de comercialização na Expointer. Saimos de R$ 880 milhões de vendas em 2011 para R$ 3,2 bilhões em 2013, e muito se deve aos segmentos do cavalo crioulo e de máquinas e implementos agrícolas – diz o secretário Luiz Fernando Mainardi.

De acordo com o presidente da ABCCC, Mauro Ferreira, a prioridade agora é a cobertura da pista.

– Isso nos permite a realização de mais eventos no parque, pois temos o compromisso com o Estado de fazer uma ocupação mais permanente da área do cavalo crioulo – explica Ferreira. A expectativa da entidade é de que a pista esteja coberta ainda para a Expointer deste ano.