Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Começa vacinação contra febre aftosa no Acre

Campanha será reforçada nos municípios que não alcançaram o índice de cobertura vacinal de 2010No domingo, dia 1º, o Estado do Acre começou a primeira etapa da vacinação de todo o seu rebanho contra a febre aftosa. A previsão é que sejam imunizados cerca de 2,5 milhões de bovídeos, em 20.728 propriedades.

Segundo a fiscal federal agropecuária do Serviço de Saúde, Inspeção e Fiscalização Animal (Sifisa) da Superintendência Federal de Agricultura do Acre, Maria Eva de Jesus, a campanha será reforçada nos municípios de Jordão, Mâncio Lima, Porto Valter, Rodrigues Alves e Santa Rosa do Purus que não atingiram o índice de cobertura vacinal do ano passado ? 96,3%.

? A meta é superar 90% de cobertura em todos os municípios. O motivo pelo qual essa cobertura total da vacinação vem se mantendo estável, nos últimos ciclos, é que a densidade populacional bovídea destes municípios é muito baixa ? ressalta.

De acordo com ela, o Estado do Amazonas e a fronteira internacional de 526 km com a Bolívia representam as áreas de maior risco de entrada de aftosa no estado. Para informar os produtores sobre a importância da imunização estão sendo realizadas ações educativas em programas de rádio, TV e jornais.

A vacinação se estende até 31 de maio e os pecuaristas têm até o dia 15 de junho para entregar a declaração da vacina em uma das 17 Unidades Veterinárias Locais (UVLs) ou nos quatro Escritórios de Atendimento à Comunidade (EACs). A segunda fase da imunização ocorrerá a partir do dia 1º de novembro, quando todo o rebanho será protegido novamente.

O Acre é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre de febre aftosa com vacinação desde 2005.

Leia também:

Paraná lança campanha estadual de vacinação contra febre aftosa

 

Sair da versão mobile