Começam os julgamentos na Megaleite 2014

Raças leiteiras girolando, gir leiteiro, holandesa e guzerá serão avaliadas até o dia 19Começaram os julgamentos das raças leiteiras na Megaleite 2014, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Antes dos animais entrarem na pista do Parque Fernando Costa, eles passam por um tratamento especial na propriedade e também nas baias da exposição.

• Melhoramento genético ajuda na expansão dos rebanhos leiteiros
 
Cada detalhe é minucioso, tudo para obter sucesso na exposição e julgamento dos jurados. O objetivo dos preparadores de animais é alcançar o melhor resultado na pista, por isso, os cuidados são diferenciados, principalmente para ressaltar a principal característica desses animais: a produção de leite. Jonas Crauser é o responsável pela preparação de 32 vacas da raça holandesa, que foram trazidas da cidade de Itanhandú (MG).
 
– Todos esses cuidados são importantes para mostrar a característica leiteira do animal, é como uma miss que se prepara para o concurso. Lá na fazenda é feito também outros trabalhos, como casqueamento e a dieta é balanceada, porque o animal precisa ficar no ponto – conta o preparador.
 
Na pista, os jurados avaliam diversos itens. Entre os pontos mais importantes está o sistema mamário. Com um olhar atento, em cinco minutos, são observadas uma infinidade de características em cada fêmea. Todas as raças leiteiras são avaliadas nas mesmas particularidades, como morfologia, conformação e aprumos. É preciso que os animais sigam uma padronização para agradar aos jurados.
 
Nas arquibancadas, também atentos, estão os proprietários dos animais. Eliete Aguiar veio de Araxá, a 120 quilômetros de Uberaba (MG). Ela trouxe bezerras e vacas da raça girolando para o julgamento. A expectativa da criadora é conseguir a premiação para que os animais fiquem mais valorizados.
 
– Durante o ano, os animais passam por diversas feiras no país para serem avaliadas, o julgamento da Megaleite é muito importante, porque a vaca passa a ter muito mais valor – diz Eliete.
 
Para o criador Roberto Menezes, da cidade de Pains, no interior mineiro, a seleção dos animais começa na propriedade. Depois, ao longo do ano, eles participam de outras exposições e julgamentos por todo o país. Isso garante mais qualidade para a raça.
 
– Os animais sempre estão sendo avaliados, são várias etapas de avaliação. É importante cada uma, porque o animal vai ganhando mais valor – fala Menezes.
 
As avaliações seguem até sábado, dia 19. Participam dos julgamentos as raças girolando, gir leiteiro, holandesa e guzerá.

Assista a reportagem: