• Melhoramento genético ajuda na expansão dos rebanhos leiteiros
Cada detalhe é minucioso, tudo para obter sucesso na exposição e julgamento dos jurados. O objetivo dos preparadores de animais é alcançar o melhor resultado na pista, por isso, os cuidados são diferenciados, principalmente para ressaltar a principal característica desses animais: a produção de leite. Jonas Crauser é o responsável pela preparação de 32 vacas da raça holandesa, que foram trazidas da cidade de Itanhandú (MG).
– Todos esses cuidados são importantes para mostrar a característica leiteira do animal, é como uma miss que se prepara para o concurso. Lá na fazenda é feito também outros trabalhos, como casqueamento e a dieta é balanceada, porque o animal precisa ficar no ponto – conta o preparador.
Na pista, os jurados avaliam diversos itens. Entre os pontos mais importantes está o sistema mamário. Com um olhar atento, em cinco minutos, são observadas uma infinidade de características em cada fêmea. Todas as raças leiteiras são avaliadas nas mesmas particularidades, como morfologia, conformação e aprumos. É preciso que os animais sigam uma padronização para agradar aos jurados.
Nas arquibancadas, também atentos, estão os proprietários dos animais. Eliete Aguiar veio de Araxá, a 120 quilômetros de Uberaba (MG). Ela trouxe bezerras e vacas da raça girolando para o julgamento. A expectativa da criadora é conseguir a premiação para que os animais fiquem mais valorizados.
– Durante o ano, os animais passam por diversas feiras no país para serem avaliadas, o julgamento da Megaleite é muito importante, porque a vaca passa a ter muito mais valor – diz Eliete.
Para o criador Roberto Menezes, da cidade de Pains, no interior mineiro, a seleção dos animais começa na propriedade. Depois, ao longo do ano, eles participam de outras exposições e julgamentos por todo o país. Isso garante mais qualidade para a raça.
– Os animais sempre estão sendo avaliados, são várias etapas de avaliação. É importante cada uma, porque o animal vai ganhando mais valor – fala Menezes.
As avaliações seguem até sábado, dia 19. Participam dos julgamentos as raças girolando, gir leiteiro, holandesa e guzerá.
Assista a reportagem: