Começou nesta segunda, em São Paulo, a Feicorte, maior evento em área coberta da cadeia da carne no mundo

Empresas terão 50 mil metros quadrados e a estimativa é receber 25 mil visitantesComeça nesta segunda, dia 17, e se estende até sexta, dia 21, a 19ª edição da Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne, o maior evento indoor do gênero do mundo, promovido pelo Agrocentro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP).

Em 50 mil metros quadrados, 250 empresas de  referência nos segmentos de genética, saúde e nutrição animal, órgãos de desenvolvimento e pesquisas, máquinas e equipamentos, frigoríficos, entidades representativas, apresentam suas novidades aos mais de 25 mil visitantes esperados para esta edição da feira.

Cerca de 4 mil animais, de 20 raças de bovinos (Simental, Simbrasil, Caracu, Limousin, Sindi, Bonsmara, Marchigiana,  Devon, Nelore, Nelore Mocho, Senepol, Angus, Hereford, Braford, Canchim, Charolês, Guzerá, Brahman, Tabapuã e Wagyu) e duas de ovinos (Dorper e Santa Inês) participam da feira com julgamentos. Estreiam na Feicorte a raça Devon e a Associação do Cavalo Puro Sangue Lusitano. A gerente do Agrocentro, Carla Tuccilio está otimista:

– A Feicorte é um grande encontro da pecuária, de todas as raças e criadores. A feira está cada vez mais fortalecida e isso se reflete na participação de novas raças e de outros setores que estão envolvidos no dia a dia das fazendas, como cavalos, muares e ovinos e caprinos. Além da parte dos bovinos, diversos eventos estão acontecendo e há muita coisa pra aprimorar o negócio do produtor – destaca.

Criadores vêm de longe para aproveitar a oportunidade de mostrar os animais e fazer negócios. Gabriel Garcia é de Londrina, no Paraná. Ele trouxe 21 animais para o evento e há cinco anos participa da Feicorte.

– A Feicorte é uma das principais vitrines da raça nelore e das raças que chegam. É uma das feiras mais organizadas e São Paulo é um centro comercial e empresarial importante para o Brasil. É uma grande oportunidade para comprar, vender, e principalmente, no nosso caso, correr atrás do ranking do nelore – diz Garcia.

Para especialistas do setor, o Brasil vive um momento de transição na pecuária. As questões ambientais, o preço baixo do boi e a deficiência de mão-de-obra fizeram com que o preço da arroba ficasse estável, diz o engenheiro agrônomo da Scot Consultoria, Alcides Torres.

— Nós tivemos uma boa safra, sustentável com aumento da produção. O canal de escoamento é excelente. O preço não caiu, estamos em junho e estão em recuperação, em 2013 devemos ter uma curva com preço estável. Esse ano está bom para confinar, os custos estão caindo, mas o criador não pode deixar cair muito o preço, caso contrário, não irá aguenta produzir. O preço atual deve ser corrente até picos de outubro e novembro – diz Torres.

Novidades

Uma das novidades desta edição é que a Feicorte sedia a Expoinel Paulista, etapa obrigatória para os criadores da raça Nelore que disputam o Ranking Nacional da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) pelo Estado de São Paulo.  Outra novidade da Feicorte em 2013 é a realização da Feinco Preview, com leilões de ovinos, cursos, palestras, julgamentos, Espaço Gourmet e concurso de carcaças, o primeiro em uma grande exposição. Será lançado também na Feinco Preview um selo de qualidade para cortes provenientes de cruza Dorper.

Feimuares

Durante a Feicorte será promovida a 2ª Feimuares (Feira de Muares e Asininos), com a exposição de jumentos, burros e mulas, permitindo ao visitante conhecer a evolução desses animais e sua importância nas mais diversas atividades no campo. São 24 baias com a exposição de 30 animais de “serviço” e “para patrão”. Os destaques são os jumentos campeões Itarantin da Gameleira e Japurá da Gameleira, além de duas mulas pampas com seis e oito meses de idade.

Clique aqui para ver o vídeo

 

Clique aqui para ver o vídeo