Para incentivar a comercialização dos animais na feira, que é considerada uma das maiores do país voltada à agricultura familiar, 19 fêmeas foram negociadas em um leilão. Segundo o escritório Santa Úrsula Remates, o preço médio por exemplar ficou em R$ 3,773 mil, movimentando R$ 71,7 mil. Em uma parceria com a Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), mais de 60 animais estão em exposição na feira, que se encerra nesta quinta, dia 3.
Foi em busca de animais com qualidade genética que o produtor Paulo Ricardo Klafke, de Santa Cruz do Sul, adquiriu cinco vacas holandesas. As cinco fêmeas adquiridas por Klafke vão se somar aos 120 exemplares que já geram em sua propriedade uma produção de 50 mil litros de leite por mês.
? Ter essa exposição aqui é muito importante para que os produtores interessados em investir na atividade possam ter acesso a animais de qualidade ? destaca Klafke.
Os exemplares adquiridos pelo produtor fazem parte do rebanho da Cabanha Rotilli Rodrigues, de Santo Augusto. Pela primeira vez na Expoagro Afubra, Jorge Rodrigues, um dos proprietários da cabanha, levou para o evento 12 animais. Com foco na produção leiteira, mantém um plantel de mais de mil fêmeas.
? Quem está iniciando na atividade deve adquirir exemplares de qualidade, não adianta ter apenas uma boa estrutura ? explica Rodrigues.