Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Comercialização de sêmen no Brasil deve fechar 2012 com crescimento inferior ao esperado, aponta Asbia

Aumento deve ficar em torno de 9% na relação com 2011A Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) apontou que 2012 deve fechar com números não muito bons para a comercialização de material genético. A entidade constatou queda na procura pelo sêmens zebuíno leiteiro e pelo europeu de corte, resultado de um ano de crise e altos custos de produção.

A Asbia esperava um crescimento de 15% para o setor de vendas neste ano. Considerando dados fechados do primeiro semestre e os apurados até a primeira quinzena de dezembro, o aumento deve ficar em torno de 9% na relação com 2011.

No ano passado, foram comercializadas 4,49 milhões doses de sêmen em todo o país. Em 2012, até agora, foram 4,89 milhões. O cenário é um pouco pior para o gado leiteiro. O segmento deve fechar o ano com queda entre 1% e 2% na comparação com 2011. Para o gado de corte, o crescimento deve ficar em torno de 5%.

Os números apontam também para as preferências dos pecuaristas no que se refere às raças. Na produção de leite, a procura pelas raças zebuínas sofreu uma pequena queda em 2012, enquanto a procura pelo gado holandês se manteve estável. No corte, os taurinos não tiveram crescimento, e o zebuíno nelore deve fechar o ano como o mais procurado.

Para o vice-presidente da Asbia, Márcio Nery, os registros demonstram a dificuldade que muitos pecuaristas ainda têm em fazer e manter um projeto a longo prazo, principalmente em momentos de crise.

Um bom exemplo de foco no futuro, apesar dos altos e baixos da pecuária, é o criador Luis Carlos Rodrigues, da Fazenda Nova Terra, em Conquista, no Triângulo Mineiro. Em 2009, ele começou a investir na compra de material genético de qualidade e em tecnologias de reprodução. Hoje, mostra com orgulho os frutos desse planejamento: a novilha girolando meio sangue, Celebridade, foi considerada a melhor fêmea jovem da Feileite 2012, e o touro 5/8 Arpoador, de 2 anos, está de viagem marcada para uma central de coleta de sêmen.

Sair da versão mobile