Durante dois dias, autoridades de ambos os órgãos participarão de uma reunião de trabalho, em Caracas. O objetivo do encontro é traçar um diagnóstico sobre a situação do programa nacional de combate à aftosa da Venezuela, apresentar a experiência brasileira e discutir formas do Brasil colaborar com o país vizinho. O Mapa será representado pelo fiscal federal agropecuário do Departamento de Saúde Animal (DSA), Nilton Antônio de Morais.
O protocolo, assinado no ano passado, prevê a formação de um comitê técnico que elaborará e colocará em prática um plano de ação para auxiliar no processo de erradicação da doença o país vizinho. Pelo Ministério da Agricultura, participarão desse comitê, além do DSA, representantes do Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários, da Coordenação-Geral de Apoio Laboratorial e do Departamento de Negociações Sanitárias e Fitossanitárias da Secretaria de Relações Internacionais.
O rebanho da Venezuela é composto por, aproximadamente, 14,5 milhões de cabeças, e o último foco de febre aftosa do país foi registrado em 2010.