Comitê incentivará ações preventivas contra diarreia epidêmica suína

Embrapa Suínos e Aves e o Ministério da Agricultura irão elaborar plano de contingência e sugestões de medidas de biossegurança para a produção brasileira de carne suínaA Embrapa Suínos e Aves e o Ministério da Agricultura formaram um comitê para a elaboração de um plano de contingência e sugestões de medidas de biossegurança para a produção brasileira de carne suína. Segundo a Embrapa, em nota, a medida é uma prevenção contra a Diarreia Epidêmica Suína (PED, na sigla em inglês), doença que atinge o rebanho norte-americano, causando a morte de milhares de animais. 

• Ministério da Agricultura descarta suspender importações de suínos para evitar vírus da diarreia

– O nosso trabalho será de informação, por meio de palestras, painéis, reuniões, documentos – comentou, no comunicado, a pesquisadora Janice Zanella, da Embrapa e uma das responsáveis pelo comitê. Na próxima semana, os pesquisadores devem participar de um evento na Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), em Concórdia, com produtores da região e está programada uma reunião do comitê durante a AveSui, que ocorrerá em maio em Florianópolis (SC) e um painel sobre o assunto.

Nesta terça, dia 8, o ministro Neri Geller participou da inauguração das instalações especiais para quarentena de suínos importados, na Estação Quarentenária (EQC), em Cananeia (SP). O serviço de quarentena tem a finalidade de reter os animais importados em um galpão, onde são liberados após a comprovação de sanidade. No Brasil, a EQC é o único estabelecimento regulamentado pelo Mapa para receber os animais importados e para a emissão de certificado.

• União Europeia vai à OMC contra embargo russo às exportações de carne suína

• China aumenta restrições à importação de suínos vivos dos Estados Unidos

As indústrias do setor chegaram a pedir a suspensão temporária de suínos vivos, material genético e plasma dos Estados Unidos. A PED é uma doença viral que causa diarreia aguda, levando à desidratação e à morte dos animais. De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) o vírus é fatal apenas para suínos jovens e não representa ameaça à saúde humana ou à segurança dos alimentos. 

Leia mais sobre o setor:
• Exportação de suínos em março alcança US$ 104,522 milhões, diz ABPA

Clique aqui para ver o vídeo

Agência Estado