O analista de Comércio Exterior, da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luís Henrique Barbosa da Silva, disse que essas ações fortalecem as instituições governamentais do bloco para atendimento aos requisitos em matéria de medidas sanitárias e fitossanitárias, incluindo segurança de alimentos e qualidade dos sistemas de produção.
De acordo com Barbosa da Silva, as negociações entre os países também vão melhorar o sistema de informação em rede com as bases de dados.
? Desta forma, vai facilitar o intercâmbio de informações relacionadas à regulamentação fito e zoossanitárias, intra e extrabloco ? informou.
Os laboratórios que apóiam as atividades sanitárias e fitossanitárias no Mercosul serão aprimorados com a adoção boas práticas e capacitação de recursos humanos. Também será definida uma estratégia regional para a coordenação de atividades de avaliação de risco para as áreas sanitária, fitossanitária e inocuidade de alimentos.