Ao Estado, interessam temas relacionados com a sanidade animal e vegetal, promoção das cadeias produtivas do vinho e frutas, além do programa de rastreabilidade bovina. Já os uruguaios querem conhecer em maior profundidade a organização das cadeias de suínos e aves.
Além do secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, que coordena a missão, também integra a comitiva o superintendente estadual do Mapa, Francisco Signor. A agenda foi organizada quando representantes do Ministério da Ganaderia, Agricultura e Pesca do Uruguai estiveram no Rio Grande do Sul, no primeiro semestre deste ano.
A delegação brasileira foi recepcionada na manhã dessa quarta, na sede do ministério uruguaio, pelo sub-secretario Daniel Garin, que salientou a importância do país estar recebendo a missão gaúcha – que se integra às ações do governo uruguaio – que como o Rio Grande do Sul, tem trabalhado para construir uma verdadeira base de integração.
? Temos aspectos competitivos, mas muitos complementares ? disse Garin.
Já Mainardi falou que, por orientação do governador Tarso Genro, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, trabalha para estreitar os laços com o Uruguai, pautando as relações por atos que venham a beneficiar as duas economias.
? Temos muito o que aprender com o Uruguai no que se refere as ações de sanidade animal implementadas, modelo que certamente servirá de exemplo para o nosso programa de fortalecimento da carne gaúcha ? disse.
Ao mesmo tempo, antecipou que o Rio Grande do Sul está à disposição dos uruguaios para repassar conhecimentos que podem contribuir para o crescimento das produções de suínos e aves, na perspectiva de fortalecer, por meio da união, o bloco econômico na manutenção de mercados e na conquista de novos.
O grupo ainda visitou o Institutro Nacional da Carne (INAC), instituição público- privada responsável pela promoção e inspeção da carne uruguaia e, que entre as suas principais ações, está a prospecção de mercados internacionais. Também estão previstas reuniões com grupos técnicos da área animal e vegetal da Seapa com técnicos da MGAP para a discussão e aprofundamento de temas específicos, visando a implementação de ações de cooperação técnico-científica entre os dois governos.