Ainda dentro das ações de sanidade animal desenvolvidas pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), por meio do Programa Sertão Produtivo, uma unidade móvel estará na localidade de quilombolas realizando cadastramento e o controle da saúde do rebanho de caprinos e ovinos.
Conscientização do combate à febre aftosa, práticas de vacinação, raiva dos herbívoros e utilização dos equipamentos proteção individual (EPI) serão alguns dos temas abordados ao longo do dia. Os agricultores familiares também assistirão a peças teatrais e palestras sobre temas relacionados à defesa agropecuária.
Segundo o diretor geral da Adab, Altair Santana, a meta é vacinar a totalidade do rebanho baiano, garantindo a manutenção da Bahia como zona livre de aftosa com vacinação.
? Este status sanitário possui reconhecimento internacional, permitindo ao estado a exportação de produtos vegetais e animais, além de material de multiplicação animal (sêmem e embrião) de bovinos e bubalinos para os mais diversos países ? enfatiza Santana.
Ele acentua que essa condição também possibilita a participação do rebanho baiano em eventos pecuários em todo país e até fora dele.
Unidade móvel do Sertão Produtivo percorre semi-árido baiano
O superintendente da Agricultura Familiar, Ailton Florêncio, explica que a unidade móvel do Sertão Produtivo tem como objetivo percorrer a região do semi-árido baiano, oferecendo serviços de prevenção a doenças que acometem a ovinocaprinocultura.
O programa conta com a participação de diversos órgãos da secretaria, dentre eles, a Adab, no que diz respeito à sanidade. O cadastramento é pioneiro no estado e tem como finalidade saber o efetivo do rebanho de caprinos e ovinos na Bahia.