Congresso Brasileiros de Apicultura reúne produtores no Rio Grande do Sul

Encontro no Estado reúne mais de três mil participantesA cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, sedia até sábado, dia 26, o Congresso Brasileiro de Apicultura. O encontro de 2012 reúne no Estado mais de três mil produtores de mel e é uma oportunidade para aumentarem o conhecimento sobre o setor. No Congresso, eles descobrem as últimas tecnologias que podem melhorar ainda mais a produção de mel.

Na atividade há mais de 30 anos, o apicultor Constantino Zara Filho viajou mais de mil quilômetros, desde o interior de São Paulo, para participar do Congresso.

— Nós hoje produzimos 50 mil toneladas de mel. O Brasil tem potencial para 200 mil toneladas. Então, faltam apicultores no país. Um evento deste tipo congrega toda a apicultura brasileira e vem gente de fora também. É uma soma extraordinária. Aquela pessoa que participou sai entusiasmada — afirma o produtor.

Outro produtor que veio de longe para o evento foi Rivaldo Leite Dias. O apicultor de Tocantins viajou três dias, de ônibus, para estar em Gramado.

— Estou com aquela expectativa que vai haver uma nova tecnologia para a apicultura, principalmente novos equipamentos, para que a gente possa levar para a nossa região, que é mais apartada do desenvolvimento — diz.

— Vamos tratar de genética de abelhas, melhoramentos. As universidades hoje são as grandes parceiras do setor apícola brasileiro, além dos institutos federais, que são novas estruturas que passaram a desempenhar um papel muito importante na difusão de informações e tecnologia — afirma o presidente da Confederação Brasileira de Apicultura.