A raça Brahman está no Brasil desde 1994 e hoje tem um rebanho de 160 mil animais registrados. O toque do selecionador brasileiro credenciou o país para sediar pela primeira vez o congresso mundial. Uma confraternização com delegações de 22 países. A sede da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil dentro do parque Fernando Costa foi inaugurado durante o congresso. É uma oportunidade para fechar negócios futuros.
Brasileiros e estrangeiros estão de olho no mercado de genética. A boliviana Gina Ferioli morou em Belém do Pará. Depois foi para os Estados Unidos e foi para a Bolívia casada com o americano Dean Parrish. O casal tem criação de Brahman há sete anos e espera sinal verde para exportar embriões para o Brasil.
O governo brasileiro trabalha para fechar acordos sanitários para ampliar o mercado internacional. As palestras do congresso tiveram uma abertura especial envolvendo as delegações internacionais. O ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues aproveitou o momento para falar sobre a sustentabilidade, colocando o Brasil na linha de frente como fornecedor de alimentos para o mundo com responsabilidade.