Em 2013, o agronegócio foi responsável por pelo menos um terço da economia do Rio Grande do Sul. O Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho teve aumento de quase 6% de acordo com o levantamento da Fundação de Economia e Estatística do Estado. Os dados e a boa perspectiva para a colheita de grãos cultivados no verão apontam novos recordes na safra e animam os organizadores da Avisulat, que pela primeira vez será realizado em Porto Alegre.
No ano passado a suinocultura gaúcha movimentou US$ 409 milhões e exportou 160 milhões de toneladas do produto. A abertura de novos mercados está entre os principais desafios deste ano para a cadeia sunícola.
No evento, o setor leiteiro vai debater a segurança e a qualidade do leite produzido no Estado, que enfrenta problemas desde o ano passado, quando fraudes foram detectadas pelo Ministério Público Estadual (MPF). Substâncias prejudiciais à saúde, como o formol, foram encontradas em testes de fiscalização. Segundo o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Rio Grande do Sul (Sindilat), a cadeia vai precisar avançar ainda mais na questão da qualidade. A entidade defende que o produto produzido no Estado é seguro e reivindica mudanças nas regulamentações.