Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Conheça um drone aquático para monitorar peixes

Projeto criado por estudantes de engenharia da computação tem forma de peixe e capta informações críticas para o piscicultor. Essa inovação venceu concurso para novas empresas de tecnologia

Um drone aquático em formato de peixe para monitorar em tempo real pisciculturas e diminuir em até 30% as perdas dos criadores. Essa é a proposta da TecnoControl, startup criada por estudantes de engenharia da computação da Una, em Belo Horizonte, que acaba de vencer o Ânima Nest, programa de pré-aceleração de empresas do grupo Ânima Educação.

O prêmio inclui uma viagem para conhecer o ecossistema de inovação de Nova York, além de benefícios do Programa Global de Empreendedorismo da IBM durante um ano, como o acesso a softwares da empresa.

Com forma e movimentos de peixe para maximizar a adaptação do criadouro, o drone da TecnoControl monitora pontos críticos da água como PH, temperatura e oxigenação, e envia os dados para um receptor. As informações são processadas e fornecidas, em tempo real, para os produtores por meio de um aplicativo.

“Dessa forma, eles poderão ser ágeis na correção dos problemas e diminuir as perdas em até 30%”, afirma Matheus Augusto, de 20 anos, CEO da empresa. Em 2016, a receita no Brasil com a produção de peixes alcançou R$ 4,3 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Piscicultura, mas poderia ter sido ainda maior.

“Cerca de 20% da produção é perdida por problemas no monitoramento das condições da água”, diz Matheus. “Vimos que esse era um mercado promissor que poderíamos explorar.” Além de Matheus, integram a empresa Yuri Nicolau, Davidson Andreoni, Edenilce Martins e Jeferson Eiji. Com o modelo pronto e o protótipo praticamente concluído, a TecnoControl já está em busca de parceiros para iniciar a produção no ano que vem.

Sair da versão mobile