Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Conselho Federal de Medicina Veterinária pede mais recursos para defesa agropecuária em 2014

Previsão é de apenas 2,1% do orçamento do Ministério da AgriculturaO Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) questionou o montante destinado para a área da defesa agropecuária animal e vegetal, no orçamento de 2014 do Ministério da Agricultura (Mapa). A insuficiência admitida pelo próprio ministro, Neri Geller, mostra que o valor de R$ 303,8 milhões, de um total de R$ 14,5 bilhões, representa apenas 2,1% do orçamento e não suprirá a demanda da área. 

O valor é pequeno diante da demanda de trabalho da defesa agropecuária animal. Para o presidente do CFMV, Benedito Arruda, as exportações de carnes e seus subprodutos tem papel relevante na balança comercial positiva brasileira, o que contribui para formação do PIB.

– Deve-se dar prioridade aquilo que é o carro chefe do Mapa, pois sem a defesa agropecuária não existe exportação de produtos e subprodutos de origem animal e vegetal – destacou o presidente do Conselho.

Outro ponto ressaltado por Arruda é que o baixo investimento na área da defesa animal expõe o país à doenças que podem contaminar a agropecuária. Um exemplo desse risco é a diarreia suína endêmica que ocorre atualmente nos Estados Unidos. O presidente alerta que essa doença teria o potencial de arrasar com as exportações e o rebanho brasileiros e há temores de que atinja o plantel suíno nacional.

• Possível entrada da diarreia suína no Brasil assusta setor

Sair da versão mobile