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Consumidores estão mais exigentes com qualidade da carne

Comportamento muda as estratégias do comércio, e supermercados apostam na tecnologiaFazer compras no supermercado já não é mais como antigamente. Hoje, além da diversidade de produtos, as grandes redes apostam na tecnologia. Ao escolher os alimentos, como a carne, o cliente fica sabendo a origem e por onde o produto passou até chegar à prateleira.

A auxiliar de serviços gerais Adriana Souza, por exemplo, sempre inspeciona o que vai comprar.

? Eu procuro perguntar qual é a carne que está moída, se foi moída na hora… Essas coisas assim ? conta.

Para o corretor de imóveis Fábio de Abreu, o selo da vigilância é indispensável.
 
? Tem que ter o selo da vigilância sanitária, inclusive a data de validade e a cor da carne. ? afirma.
 
Os cuidados vão além do preço. Os consumidores observam tudo, da aparência da embalagem até o selo da fiscalização. Comportamento que mudou as estratégias do comércio.
 
E para conquistar clientes preocupados com a origem dos alimentos, algumas das principais redes de supermercados do país desenvolveram diferentes programas. Uma delas chegou a criar um selo que traz informações sobre o controle rigoroso pelo qual o produto passou até ser vendido. Lá, frutas e carnes trazem a garantia de qualidade. Os detalhes do processo de produção estão na internet.

Outro supermercado vende cortes de carne bovina de marca própria, e lançou um selo para que os clientes chequem os dados pelo celular. Isso só é possível se o aparelho tiver leitor de código de barras. O sistema também permite o monitoramente pela rede.
 
? Hoje o consumidor quer saber a origem do produto, do que ele está comendo, então é importante essa iniciativa. Se todos fizessem isso, seria mais fácil para a gente ? diz a pedagoga Cláudia Raquel Figueiredo.

A mobilização das empresas veio depois que o Ministério Público do Pará ajuizou, há dois anos, ações civis públicas contra pecuaristas e frigoríficos que vendiam gado de fazendas, localizadas em áreas desmatadas na Amazônia. Alguns supermercados restringiram a compra. A iniciativa deu resultados.
 
? O consumidor, cada vez mais, contribui para a defesa dos seus próprios interesses e também para aprimorar as próprias regras, os marcos regulatórios dessa relação entre estado e agentes de comércio ? diz o diretor do Programa de Defesa Agropecuária do Mapa Ênio Marques.

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