Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Consumo doméstico aumentará oferta de carne no Brasil, diz Ministério da Agricultura

Expectativa é de que a produção nacional de carne de frango cresça 79,2% em uma décadaApesar do aumento das exportações brasileiras de carne nos últimos anos, estimativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apontam que o principal fator para o crescimento desse tipo de produção no Brasil será o mercado interno. O estudo foi elaborado pela Assessoria de Gestão Estratégica da pasta.

O consumo de carne de frango pelos brasileiros previsto para este ano será de 68,3% do total produzido no país, enquanto esses percentuais para bovina e suína serão de 84,8% e 85,4%. A previsão aponta que, na safra de 2022/2023, o consumo interno não apresentará mudanças significativas, passando o consumo de frango para cerca de 59%, o de produtos de origem bovina para 82,7% e, de suína, 84%.

– Embora o Brasil seja, em geral, um grande exportador para vários desses produtos, o consumo interno é predominante no destino da produção. Continuaremos entre os principais exportadores e consumidores de carne do mundo nos próximos anos – afirmou o coordenador de Planejamento Estratégico do Mapa, José Garcia Gasques.

A expectativa é que a produção nacional de carne de frango passe de 13,2 milhões de toneladas na safra atual para até 23,7 milhões de toneladas em dez anos, o que representa alta de 79,2%. No caso da bovina, deve passar de 8,4 milhões de toneladas para até 13,6 milhões de toneladas (61,5% de aumento), enquanto a suína pode aumentar de 3,3 milhões de toneladas para até 5,3 milhões de toneladas (+56,2%).

Sair da versão mobile