O novo convênio, que prevê investimentos de R$ 6,9 milhões, tem três objetivos estratégicos: aumentar o número de empresas exportadoras; promover a diversificação de produtos e mercados; e intensificar o marketing internacional.
Com o convênio, espera-se que o número de empresas internacionalizadas cresça dos atuais 4% para 10% e um crescimento das exportações de 2010 para 2011 de 10%, recuperando assim o valor dos embarques registrados em 2007, quando as vendas externas somaram US$ 2,2 bilhões.
O presidente do CICB, Wolfgang Goerlich, destaca a historia de sucesso da parceria Apex/CICB. Desde 2000, o ano do inicio do convênio, até 2010, conseguimos aumentar a quantidade dos couros exportados anualmente de 14,6 milhões para 24 milhões, um aumento de 164% e, o que é mais importante: a parcela de couros com maior valor agregado cresceu 279%, diz ele, lembrando que o número de países importadores do couro brasileiro aumentou de 68 para 90 e que a participação do couro na balança comercial brasileira em 2007, o ano pré-crise, chegou ao recorde de 5%. Em 2010 esperamos superar este recorde por boa margem, avalia ele.
O CICB representa mais de 800 empresas que atuam na produção e processamento de couros, que empregam 45 mil pessoas e movimentam um PIB da ordem de US$ 3,5 bilhões. As informações são do CICB.