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Convênio de R$ 6,9 milhões promoverá exportação de couro

Apex-Brasil e CICB esperam que número de empresas internacionalizadas cresça dos atuais 4% para 10%A Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) renovaram o convênio mantido pelas duas entidades desde o ano 2000, que tem por objetivo promover as exportações brasileiras de couro, que devem movimentar cerca de US$ 1,70 bilhão neste ano - 51% a mais do que o registrado em 2009, quando os embarques brasileiros, em conseqüência da crise internacional, tinham caído para US$ 1,16 bilhão.

O novo convênio, que prevê investimentos de R$ 6,9 milhões, tem três objetivos estratégicos: aumentar o número de empresas exportadoras; promover a diversificação de produtos e mercados; e intensificar o marketing internacional.

Com o convênio, espera-se que o número de empresas internacionalizadas cresça dos atuais 4% para 10% e um crescimento das exportações de 2010 para 2011 de 10%, recuperando assim o valor dos embarques registrados em 2007, quando as vendas externas somaram US$ 2,2 bilhões.

O presidente do CICB, Wolfgang Goerlich, destaca a historia de sucesso da parceria Apex/CICB. Desde 2000, o ano do inicio do convênio, até 2010, conseguimos aumentar a quantidade dos couros exportados anualmente de 14,6 milhões para 24 milhões, um aumento de 164% e, o que é mais importante: a parcela de couros com maior valor agregado cresceu 279%, diz ele, lembrando que o número de países importadores do couro brasileiro aumentou de 68 para 90 e que a participação do couro na balança comercial brasileira em 2007, o ano pré-crise, chegou ao recorde de 5%. Em 2010 esperamos superar este recorde por boa margem, avalia ele.

O CICB representa mais de 800 empresas que atuam na produção e processamento de couros, que empregam 45 mil pessoas e movimentam um PIB da ordem de US$ 3,5 bilhões. As informações são do CICB.

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