Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Convênio prevê ações para garantir qualidade do leite em Minas Gerais

Senar Minas e o Instituto Mineiro de Agropecuária assinaram um protocolo de cooperaçãoO Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar Minas) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) assinaram no dia 27 de novembro, durante o lançamento do CNA CARD no Expominas, em Belo Horizonte, um protocolo de cooperação para a organização e realização de auditorias de certificação nas propriedades rurais participantes do Programa Alimento Seguro - PAS Leite.

As instituições também firmaram parceria para a capacitação de produtores da agroindústria familiar. Trata-se, portanto, de um convênio com ações voltadas exclusivamente para a melhoria da qualidade do leite nas propriedades mineiras e para produtos agroindustriais.

Caberá ao IMA certificar o processo de produção dos estabelecimentos participantes do PAS voltado para o leite em Minas Gerais. O objetivo é promover a melhoria da qualidade da matéria prima e do produto final, proporcionando maior lucratividade para o produtor e a otimização de custos e resultados.

O produtor que tiver o nível de conformidade exigido pelo PAS Leite terá sua propriedade certificada pelo IMA. As exigências básicas são boas práticas de produção e responsabilidade social e ambiental.

Os interessados devem comunicar aos seus sindicatos a intenção em participar do PAS Leite para obter a certificação. O PAS Leite é desenvolvido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parcerias com instituições, como Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (Sebrae), IMA e Senar.

De acordo com o coordenador de Formação Profissional Rural do Senar, Luiz Ronilson Araújo Paiva, em 2013, serão realizados 20 programas PAS Leite, atendendo a 200 propriedades.

– Todas as fazendas que participarem serão passíveis de auditoria e certificação pelo IMA – afirma Paiva.

O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, acredita que parcerias como esta colaboram para o desenvolvimento do setor.

– A melhora da qualidade da matéria prima promove a melhora direta de qualidade dos derivados do leite, além de ser extremamente importante orientar e capacitar os produtores rurais para que, cada vez mais, atinjam a qualidade de seus produtos – explica Neto.

Outra ação prevista nesta parceria é a capacitação feita pelo Senar em Boas Práticas Agropecuárias e Boas Práticas de Fabricação, para que produtores da agroindústria familiar mineira possam ser responsáveis por seus estabelecimentos.

A capacitação é gratuita, sendo uma das adequações exigidas pelo do Termo de Compromisso para a obtenção da habilitação sanitária das agroindústrias.

Sair da versão mobile