Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Conversa de Curral aborda variações de sabor, densidade e composição do leite

Zootecnista diz que mudanças podem estar ligadas ao período de lactação ou alteração nos componentes sólidosQuem é pecuarista sabe que leite não é tudo igual. O sabor, a densidade e a composição podem influenciar nessas variações. Este é o assunto do Conversa de Curral desta segunda, dia 25.

>>Leia mais notícias sobre gado de leite

Segundo especialistas, o sabor e a composição do leite, por exemplo, podem variar de acordo com a predominância de raça. Uma mesma vaca pode apresentar mudanças no leite que produz. É o que está acontecendo em uma propriedade do município de Jaraguá do Sul, no nordeste de Santa Catarina. A produtora, Neidi Shavvtz, disse que uma vaca da fazenda, de repente, começou a produzir um leite mais grosso.

A zootecnista e gerente da Programa de melhoramento genético zebuíno para o leite (PMGZ Leite) da brasileira dos criadores de zebu (ABCZ), Mariana Alencar, explica que essa mudança na densidade do leite pode estar ligada ao período de lactação ou alteração nos componentes sólidos.

– É sabido hoje que o leite é composto por 86% de água e o restante é sólido. Então, pode haver alguma parte na alimentação dele, como proteína, gordura, lactose, sólidos totais, que podem estar alterando essa densidade. No término da lactação a densidade pode mudar. A princípio, nosso entendimento é que são esses dois fatores, alimentação ou período de lactação.

Mariana salienta que essas variações do leite nem sempre são sinais de doença.

– Possivelmente não seja doença, mas isso não significa que ele não deva olhar toda a sanidade desse animal. Além de ver também se é particular dele ou se está acontecendo com os outros animais do rebanho também – conclui.

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile