Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Coodeleite melhora condições de vida de agricultores familiares no interior baiano

Cooperativa possui 100 associados e atende direta e indiretamente a 272 famíliasHá seis anos os produtores da agricultura familiar de comunidades rurais dos municípios de Mortugaba, Guajeru e Tremedal, no interior baiano, ganharam novas perspectivas de vida. A falta de ocupação, emprego e renda, fator predominante na maioria da população, foi substituída por uma atividade dinâmica e remunerada.

Ao invés de trabalhos domésticos ou ligados ao plantio de milho, feijão e hortaliças, destinado ao consumo e à própria subsistência, eles passaram a integrar a Cooperativa dos Produtores de Derivados de Leite da Região do Rio Gavião (Coodeleite). Com sede em Mortugaba, a cooperativa foi fundada com apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).

O êxito da iniciativa foi comprovado durante a Exposição Agropecuária e Feira de Negócios (Expofenita 2011), realizada em Itabuna, quando os visitantes puderam comprar e degustar leite pasteurizado e doces de leite, em tablete e pastoso, fabricados em unidades da cooperativa. Foi a primeira vez em que os cooperados levaram os seus produtos a uma feira agropecuária.

Segundo a cooperada Angélica Meira Silva, a Coodeleite possui 100 associados e atende direta e indiretamente a 272 famílias, com três microempreendimentos, localizados nos municípios de Mortugaba, Tremedal e Guajeru.

? Estamos dando agora mais esse passo, com a fabricação e pasteurização do nosso leite, que mesmo iniciada há quatro meses, já se inseriu em programas como o Fome Zero, do governo federal. A CAR foi fundamental para que os cooperados se organizassem e acreditassem na qualidade de seus produtos. A participação foi uma oportunidade para que os nossos produtos ficassem mais conhecidos e mais acessíveis a todas as regiões da Bahia, viabilizando a comercialização ? afirmou.

Sair da versão mobile