Além de ampliar a capacidade de beneficiamento do leite, que passará de 10 milhões de litros para 17 milhões de litros por mês, a marca Terra Viva
Produtos da Reforma Agrária também passará a ser impressa em embalagens de creme de leite e de achocolatados.
De acordo com o presidente da cooperativa, Euclides dos Santos, o objetivo principal desse empreendimento é absorver o aumento da produção de leite da região.
Segundo ele, enquanto no país é registrado um crescimento anual de 6%, o oeste catarinense registra 20% ao ano.
? Precisamos aumentar nossa capacidade de industrialização para nos mantermos competitivos no mercado ? avalia Euclides dos Santos.
Dados do IBGE indicam que a produção no país subiu de 18,5 bilhões de litros, em 1996, para 24,5 bilhões, em 2005, com uma média de 3,3% ao ano. Com isso, a previsão é de que até 2020, essa média será de 4,9% ao ano.
Como funciona o financiamento
A Linha Pronaf Agroindústria, voltada à cadeia do leite, é uma linha de crédito para processamento ou industrialização do produto, direcionada a cooperativas que tenham 70% de seus cooperados sendo agricultores familiares.
Outro critério é que esses produtores representem 55% da produção. Para que as cooperativas com outras finalidades possam acessar o Pronaf Agroindústria. Por sua vez, o quadro social deve ter 90% de agricultores familiares associados.
As taxas de juros variam de 1% a 3% ao ano, conforme o valor financiado.