A entidade busca a adoção de um novo modelo de gestão baseado em um projeto de produção associativo e auto-sustentável. A associação, de propriedade dos produtores, será orientada pela Cosuel, que receberá do produtor a alimentação produzida e garantirá maior incremento na produtividade, com o uso de tecnologia adequada por meio de gestão compartilhada.
Durante a apresentação do programa, o diretor superintendente da Cosuel, Carlos Alberto Freitas, relatou que as famílias de agricultores da região vêm enfrentando dificuldades nos últimos anos. A mais significativa delas tem sido a migração dos jovens para os centros urbanos em busca de atividades mais lucrativas. Devido a essa ausência, os produtores reduzem o plantel de vacas leiteiras, o que baixa de forma expressiva a renda familiar.
? O programa surge como forma de contribuir para a manutenção das atividades produtivas dessas pequenas propriedades ? explica.
Freitas afirma que, como consequência prática, o produtor terá maior eficiência no manejo da atividade, bem como terá sua renda substancialmente aumentada, resultado do crescimento da produtividade leiteira proporcionada pelo sistema de confinamento.
Mainardi destaca que a produção de leite é a atividade mais importante da agricultura familiar e representa 2,67% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Conforme o secretário, nas propriedades, os agricultores se dedicarão à produção de alimentos. Em um local com moderna estrutura, as vacas de todos os participantes do programa serão manejadas.
Ao fazer um diagnóstico do sistema produtivo na região, a cooperativa chegou à conclusão de que a escala de produção não é viável, na medida em que a atividade se desenvolve em pequenas propriedades com mão de obra familiar, havendo uma subutilização área agricultável, nutrição deficiente e lotação animal baixa.
Também constatou que a há problemas com a qualidade genética dos animais, com as instalações, com a infraestrutura e bem-estar animal, além da complexidade da produção em ciclo completo. Com a proposta de associativismo na produção, a lactação se dará em ambiente de confinamento, com sala de ordenha e tanque para armazenagem do leite e alimentação à vontade, com dieta uniforme ao longo de todo o ano. Desta forma, pretendem atingir a média de produção de 30 litros de leite por animal ao dia, 9,15 mil litros por lactação e 22,87 mil litros por hectare ao ano.