A produção ficou bem abaixo, porém, das 705 toneladas de mel coletadas no ano passado, quando as chuvas garantiram boa florada na área de influência da Casa Apis – que abrange 60 municípios piauienses – e possibilitaram exportações de 690 toneladas de mel em 2011 e 2012. A boa produtividade e a exportação nesses anos foram viabilizadas com a criação da central de cooperativas, em 2005, com apoio da Fundação Banco do Brasil e de parceiros regionais, de acordo com Dantas Filho, mais conhecido como Sitonho.
Esse exemplo de sustentabilidade organizada da Casa Apis rendeu à cooperativa o Prêmio Valores do Brasil, entregue na terça, dia 27, em Brasília.
– O prêmio nos estimula muito, porque é o reconhecimento do trabalho a favor da própria comunidade e dá mais visibilidade ao empreendimento – comemorou o presidente da Casa Apis.
O projeto de reciclagem de óleo de cozinha, que recolheu mais de 10 mil litros de óleo usado, desde 2010, no município paulista de Porto Ferreira, também foi um dos premiados. O produto é destinado, em grande parte, para a produção de sabão e detergente e o trabalho é exercido de forma cooperativa.