Cooperativas inauguram abatedouro de aves em Ubiratã, no Paraná

Os investimentos somam R$ 135 milhões e a expectativa é gerar 800 empregos diretos.A Cooperativa Agrícola Consolata (Copacol) e a Cooperativa Agroindustrial União (Coagru), inauguraram nesta quinta, dia 6, em Ubiratã, no centro-oeste do Paraná o abatedouro de Aves da Cooperativa Central (Unitá). Os investimentos somam R$ 135 milhões e a expectativa é gerar 800 empregos diretos.

A Cooperativa Central foi criada no ano de 2011 com a proposta de fortalecer os negócios de ambas as cooperativas.
 
Cerca de 130 produtores associados da Unitá já estão se beneficiando com a diversificação das suas propriedades.

Com aproximadamente 20 mil metros quadrados de área construída, o frigorífico terá capacidade inicial de abate de 80 mil aves por dia, até chegar à sua capacidade máxima, que é de 180 mil aves diárias, em 2014. Com as ampliações previstas até 2017, no entanto, o número poderá subir para 350 mil por dia.

Para o presidente da Copacol e Unitá, Valter Pitol, a inauguração do Abatedouro de Aves, entrará para a história do cooperativismo porque serve como exemplo de intercooperação e geração de renda e oportunidades para os produtores integrados.

– Com esse investimento os associados, colaboradores e parceiros da Copacol e Coagru, vão compartilhar a oportunidade de melhorar a renda e, consequentemente, a qualidade de vida com o desenvolvimento e crescimento da região.

A região centro-oeste do Estado é forte na produção de grãos e possui as principais matérias primas para criação das aves. O abatedouro de Ubitarã vai funcionar com equipamentos importados da Europa e dos Estados Unidos, tecnologia que irá contribuir para a redução de custos. Cerca de 30% da produção do frigorífico vão ser distribuídas no mercado interno, o restante deve ser exportado.

Clique aqui para ver o vídeo